terça-feira, 27 de março de 2018

Toei deveria repensar sobre exibições de animês em praças

Final entre Jiren e Goku levou Dragon Ball Super ao mainstream

Você deve saber do rolo em que o México se meteu ao exibir o penúltimo episódio de Dragon Ball Super em praças e sem autorização da Toei Animation, né? Comentei sobre isso neste post. Apesar de arriscado, algumas cidades brasileiras entraram na mesma onda. Bares, shoppings, centros culturais e outros estabelecimento resolveram aderir também a exibição pública do episódio final que foi ao ar neste fim de semana.

Vendo pelo lado da Toei, ela pode se sentir prejudicada e tal. Como produtora, tem suas razões. É um direito que lhe assiste. Agora vendo por outro lado, podemos tirar de longe a popularidade que a franquia de Akira Toriyama ainda tem. A iniciativa era inédita até então (esse tipo de coisa funcionava mesmo apenas em eventos voltados para o nicho) e pode funcionar muito bem com franquias de séries populares de animê como em algum episódio de estreia ou final de uma nova série d'Os Cavaleiros do Zodíaco, por exemplo.

Quer dizer, animações japonesas de grande sucesso atraem multidões como numa partida da seleção brasileira um jogo da Copa do Mundo. Nesse teste (se é que podemos dizer) feito com Dragon Ball Super, vimos que a série saiu de uma mera esfera de fãs e saltou para o mainstream. Mesmo que temporariamente. Algo similar pode acontecer? O tempo dirá. Mas o resultado foi positivo com a final do Torneio do Poder.

Esse momento é oportuno para a Toei avaliar o resultado e sair da "caixinha". O mesmo vale para o serviço oficial de streaming Crunchyroll que poderia aproveitar a popularidade de alguns animês para promover eventos assim. Isso ajudaria a expandir a divulgação da cultura pop japonesa, por meios legais e atraindo novos espectadores.

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