segunda-feira, 5 de março de 2018

Homenagem a Haruo Nakajima foi uma grata surpresa no Oscar

O momento em que Nakajima é homenageado no Oscar (Foto: Reprodução)

Mais do que as premiações de filmes como A Forma da Água, Blade Runner 2049, Dunkirk etc, mais do que a ótima condução de Dira Paes nos comentários da transmissão na Globo (ela deu uma aula para Glória Pires) e mais do que menções do filme Pantera Negra (que não concorreu a nenhuma premiação), um momento honroso merece ficar na memória: a homenagem ao ator e dublê Haruo Nakajima, falecido em agosto de 2017.

Se você é fã de tokusatsu e nunca ouviu falar dele, por favor, pesquise sobre este que é um dos grandes nomes do tokusatsu. Nakajima foi consagrado como um dos maiores dublês de todos os tempos na história do gênero, especialmente em produções kaiju da Toho e da Tsuburaya. Sendo Godzilla o seu papel mais venerável em toda a carreira.

No momento "In Memoriam" da 90ª edição da Academia que aconteceu neste domingo (4), Eddie Vedder, da banda de rock Pearl Jam, apresentou um cover da música “Room at the Top” de Tom Petty and the Heartbreakers. Dentre vários artistas que morreram em 2017 foram homenageados, Nakajima foi lembrado. Uma surpresa e tanto para quem já acompanhou seu trabalho. Foi rápido, porém significativo e emocionante.

No Twitter, os fãs americanos de tokusatsu e filmes kaiju aproveitaram para homenagear este ícones que foi um dos colaboradores para a formação do gênero tokusatsu lá nos idos de 1954, nos estúdios da Toho. É lá nos EUA onde provavelmente deve se concentrar o maior número de fãs de Godzilla fora do Japão. Veja alguns relatos:

"Happy the #Oscars honored one of my favorite performers, Haruo Nakajima. A man truly dedicated to the monster movie craft."

"Thank you, @TheAcademy, for including Haruo Nakajima in the #InMemoriam segment of the #Oscars. #Godzilla".

"They included Haruo Nakajima in the In Memoriam. I'm glad."

"Loved that the Academy included Haruo Nakajima in their 'In Memorium' tribute."

Assista o momento In Memoriam do Oscar 2018:



PS: Outra celebridade japonesa que recebeu homenagens foi o diretor Seijun Suzuki, falecido em fevereiro de 2017. Ele é conhecido por filmes B e gênero Yakuza. Suzuki trabalhou em alguns filmes do animê Lupin III.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.