quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Nanairo Kamen quase passou nos anos 60 e seria a série tokusatsu mais antiga no Brasil

Máscara de Sete Cores

Tudo bem que as séries tokusatsu são conhecidas no Brasil devido ao boom da dupla Jaspion/Changeman, no final dos anos 80 pela extinta Rede Manchete. Mas antes disso tivemos a febre de séries clássicas do estilo como National Kid (o pioneiro em nossas telinhas), Ultra Q, Ultraman, Vingadores do Espaço, Príncipe Dinossauro, Spectreman, entre outros. O que não se sabia - ou melhor, uma informação que ficou enterrada - é que Nanairo Kamen, série produzida pela Toei Company exibida originalmente entre 1959 e 1960, seria também exibida no Brasil. Seria também a mais velha a vir pra cá.

Meu amigo Matheus Mossmann (a.k.a. Dyna Black) é pesquisador sobre tokusatsu e já passou por sites como Herói e Crunchyroll. Recentemente ele divulgou em seu Twitter publicações raras de exibições de tokusatsu no Brasil como Ultra Q, Ultraman e National Kid. Agora uma informação que foi resgatada por ele nesta quarta (16) é que Nanairo Kamen passaria por aqui devido ao sucesso do herói do planeta Andrômeda. O título obviamente seria adaptado, ganharia dublagem e ficaria conhecido como Mascara de Sete Cores. Seria a série tokusatsu mais antiga a passar no Brasil, enquanto National Kid seria a segunda.

A publicação saiu em agosto de 1964 pela revista TV Intervalo, de Belo Horizonte. Veja:

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Realmente a história do Tokusatsu no Brasil é muito rica antes mesmo da era Manchete..além de séries tivemos muitos longa metragens os famosos filmes de Monstros...como Godzilla,Gamera e alguns títulos de mais filmes da Toho e até uma produção Coreana ( uma versão do Godzilla) tudo isso passava em horário nobre e também tivemos alguns desses filmes sendo exibidos em nossos cinemas na década de 70 ! Até hoje guardo os cartazes desses filmes com dia e horário de exibição! Pena que muitos fãs não conhecem ou não se interessam por esse lado da história.

    ResponderExcluir
  3. Corroboro esta informação.tenho lembranças da antiga TV Tupi exibindo filmes japonês de monstros.A tv record meio que "herdou" este acervo exibindo tanto ultras como filmes de godzilla king kong w câmeras numa sessão chamada "Sempre aos domingos" com a criação da TVS silvo santos levou boa parte destes títulos ja na inauguração exibindo á tarde Ultraman e El regresso de Ultraman. Nao lembro de ultrasseven na TVSBT . Os filmes de godzilla eram exibindos ja no SBT na sessão de sábado no inicio dos anos 90. Depois vieram a segunda leva de produções japonesas na manchete.ate seu fechamento.mas filmes nao tivemos mais.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.