sexta-feira, 8 de abril de 2016

Ultraman Mebius completa 10 anos

O herói-título comemorativo está em exibição no Brasil

Com a série Ultraman Max (leia mais aqui) remetendo referências à antigos Ultras, a Tsuburaya Productions resolveu criar uma nova série, indo mais além, afim de resgatar as origens e dando uma continuidade ao universo original dos Ultras da era Showa. Como parte das comemorações dos 40 anos do Ultraman original, a Tsuburaya lançou em 2006 uma super-produção para a TV japonesa, onde também um filme da série já estava agendado para o outono do mesmo ano. Acompanhe agora a trajetória de um dos grandes heróis vindos da Nebulosa M-78 no século XXI.


O início da saga do guerreiro infinito

Mirai Hibino, o então novo herói vindo de M-78.
A série conta a trajetória de Mebius (que significa "infinito"), um membro da Guarda Espacial da Nebulosa M-78 que é enviado à Terra pelo comandante supremo Ultra no Chichi (Pai de Ultra) para aprender sobre a humanidade e defender o nosso planeta. Na linha do tempo original (de M-78), a Terra passou por um "jejum" de invasão de monstros por cerca de 25 anos. Ou seja, a história tem ligação com os eventos das séries Ultraman¹ (1966~67), Ultra Seven¹ (1967~68), O Regresso de Ultraman¹ (1971~72), Ultraman Ace (1972~73), Ultraman Tarô (1973~74), Ultraman Leo² (1974~75) e Ultraman 80² (1980~81). (NOTA 1: As três primeiras séries citadas foram exibidas na TV brasileira pelas emissoras Tupi, Bandeirantes, TVS [atual SBT], Record e Manchete; NOTA 2: As últimas duas séries também estão disponíveis no Brasil via streaming.) Produções como The Ultraman (anime, 1979~80), Ultraman USA (anime, 1989) e as minisséries Ultraman Great (1990), Ultraman Powered (1993) e Ultraman Neos (2000) estão de fora da linha do tempo original. Considerando que estes fazem parte de seus respectivos universos.

Chegando à Terra, o herói assume a forma do primeiro humano que teve contato, o astronauta Ban Hiroto, de 18 anos, do qual não consegue salvar a vida. Passando a aprender a viver como humano, Mebius copia a forma humana de Hiroto e assume identidade humana como Mirai Hibino. O mesmo já havia acontecido com os heróis Dan Moroboshi/Ultraseven, Gen Ootori/Ultraman Leo e Takeshi Yamato/Ultraman 80 (Eighty). Em outras palavras: nada de hospedeiro humano.

Spielvan, o inesquecível guerreiro dimensional, completa 30 anos

Ultraseven X é a mais nova opção para os amantes de ficção científica



CREW GUYS


A carismática equipe CREW GUYS


- "GUYS, Sally go!
- "G.I.G." (Guys Is Green)*

*Códigos respectivos de Sakomizu e sua equipe da GUYS.


A GUYS (Guards for Ultility Situation) é a organização de defesa que foi criada nos anos 80 com o auxílio de vários países. A sede é localizada em Nova Iorque e possui várias filiais ao redor do globo conhecidas como CREW GUYS. Como a história se passa em Tóquio - obviamente - os personagens principais são da equipe CREW GUYS JAPAN. Para ser ingressado na tropa é preciso ter, pelo menos, 16 anos ou mais.

A GUYS obtém documentos das outras organizações de defesa que foram desmanteladas no passado. São estes: SSSP (com informações dos monstros e aliens de Ultraman), TDF-UG (de Ultra Seven), MAT (de O Regresso de Ultraman), TAC (de Ultraman Ace), ZAT (de Ultraman Tarô), MAC (de Ultraman Leo) e UGM (de Ultraman 80). Há uma outra categoria denominada "Out of Document", que contém informações sobre monstros e aliens que apareceram após as atividades destas equipes de defesa. Bem como o hiato entre as atividade de MAC e de UGM.

No episódio de estreia, a antiga equipe CREW GUYS entra em ação para deter o ataque do monstro especial Dinosaur. Por falta de experiência, os integrantes da equipe são derrotados. Os mesmos, no entanto, não haviam pegado a "era dos kaijus". Não tendo outra escolha, novos integrantes são recrutados para a nova formação da CREW GUYS. Com grandes talentos e individualidades, laços de companheirismo e aprendizado são desenvolvidas ao longo da série. Um ponto que difere bastante as demais Ultra Series que vieram antes e depois de Mebius.



Os integrantes da CREW GUYS JAPAN são estes:

Mirai Hibino/Ultraman Mebius - 18 anos (idade terrestre); Através do relacionamento com os seres humanos, Mirai aprende muitas lições, para um dia tornar-se um “verdadeiro Ultraman”.

Ryuu Aihara - 20 anos; É o único sobrevivente da primeira formação da equipe GUYS. Ryuu carrega o lema de que a Terra deve ser protegida pelos humanos. Por isso pouco se alegra com a presença do Ultraman. Seu maior orgulho são as Cinco Promessas Ultra (Ultra Itsutsu no Chikai), ensinamentos transmitidos por Hideki Gô ao garoto Jiro, no final de O Regresso de Ultraman.


A meiga Konomi Amagai
Marina Kazama - 19 anos; Uma jovem que sonha em participar do campeonato mundial de motociclismo, mas acaba renunciando para integrar-se à GUYS.

George Ikaruga - 20 anos; Ex-jogador de futebol da Liga Espanhola que precisou interromper a carreira devido a problemas no joelho. Após sua dispensação do clube, entra para a GUYS.

Konomi Amagai - 18 anos; Uma graciosa garota que sonha em ser professora do jardim de infância. Ela é um pouco medrosa, mas sensível com crianças e pequenos animais. Trabalha como operadora da base Phoenix Nest.

Teppei Kuze - 18 anos; Um estudante de medicina que quer seguir a mesma carreira do pai, chefe de um grande hospital. Mas acaba entrando para a GUYS, sem revelar para sua mãe. Além da medicina, Teppei é um grande expert de monstros que surgiram no passado.

Shingo Sakomizu - 40 anos; O novo comandante da CREW GUYS, substituto do antigo comandante Kazuya Serizawa, desaparecido em combate. Tem uma aparência de ser meio distraído, mas é uma pessoa de atitude. É amante de um bom café expresso.

A GUYS também conta com as presenças do atrapalhado líder Aide Toriyama, do seu secretário Aide Maru, da inspetora geral Yuki Misaki, e do veterano chefe de mecênica Araiso.


Monstros


Em Ultraman Mebius, vários monstros clássicos retornam. Diferente do que acontece em Ultraman Max (que faz parte de outra linha do tempo), os monstros não são os mesmos das séries clássicas, pois estes já foram destruídos pelos respectivos Ultras. Tudo para dar uma continuidade com uma alegação básica de que são da mesma espécie. Uma das coisa que mais chamam atenção é que em Ultraman Mebius foi estabelecida uma ligação entre as demais séries da era Showa. Fato que não existia antigamente. Ou seja, não haviam menções de eventos ou mesmo de outros esquadrões anteriores, por não haver elementos que provassem de fato que eram de uma mesma cronologia. Nada melhor do que unir estas histórias (e "corrigir" datas) para uma série comemorativa de quatro décadas de Ultraman.

A GUYS também conta com os Maquette Kaiju, que são monstros criados artificialmente pela tecnologia METEOR (Much Extreme Technology of Extraterrestrial ORigin). Como o nome sugere, é parte de pesquisas baseada na tecnologia dos aliens que haviam passado em nosso planeta. Os Maquette Kaiju ficam encasulados em capsulas (ligou ao Pokémon?) e ao serem liberados lutam por apenas um minuto. Para reutilizá-los, somente depois de um intervalo de uma hora.


Sagas e participações especiais


Tsurugi, o cavaleiro caçador

Ultraman Mebius é carregado de sagas importantíssimas. Seja para levantar referências às séries clássica de Ultraman como também para acrescentar elementos à sua própria mitologia. Logo nos primeiros episódios surge um misterioso gigante de armadura azul chamado Hunter Knight Tsurugi (apresentado assim mesmo em inglês). Durante suas ações haviam suspeitas da relação de Tsurugi com o desaparecimento do comandante Kazuya Serizawa. O que fez com que Ryu entrasse de cabeça no caso, pois era próximo e lhe foi ensiado sobre os cinco mandamentos Ultra (estabalecidos no último episódio de O Regresso de Ultraman). Num determinado momento da série, o passado de Tsurugi vem à tona e sabemos que ele na verdade era Ultraman Hikari, que foi consumido pelo remorso. Durante esse evento, aparece também um antigo rival de Tsurugi. Seu nome é Zamushar, um honrado espadachim espacial - gigante - que desafia Tsurugi para um duelo mortal. A pegada de Tsurugi/Hikari pode ser considerado o equivalente aos Riders secundários das séries Heisei Kamen Riders (da Toei Company), por exemplo.

Nos episódios 24 a 26, é formado um arco triplo com o volta da Yapool. Fazendo uma ligação com Ultraman Ace, além de referencias às demais séries. Yapool era um ser maligno vindo de outra dimensão que criava os chojuu, originados da união entre aliens e com formas de vida terrestres e que por sinal são superiores aos tradicionais kaijus. Yapool aparentemente é imortal e é formado pelo ódio e sentimentos negativos dos humanos. Na série, Yapool se disfarça de um homem com manto e chapéu preto. Algo que lembra um pouco séries antigas de tokusatsu. Este arco iniciou no mesmo dia da estreia do filme Ultraman Mebius & Ultraman Brothers, em 16 de setembro de 2006, onde Yapool também aparece. Ao que dá a entender, os eventos do arco triplo acontecem antes do filme, já que a aparição dos antigos Irmãos Ultra são as "cerejas do bolo" e o monstro U-Killersaurus era a última herança do demônio.


Mebius enfrentando Ultraman Leo, um dos antigos Irmãos Ultra

E falando em Irmãos Ultra, a segunda metade da série é importante para as homenagens. Como esperado, os lendários heróis aparecem em episódios específicos. Vale ressaltar que Ultra no Chichi e Ultra no Haha (Mãe de Ultra) aparecem em determinados momentos. Zoffy (da série original) aparece fazendo uma ligação com um dos membros da GUYS. Aos poucos vão aparecendo demais Ultras como Man, Seven, Jack, Ace, Tarô, Leo, Astra (irmão de Leo) e Eighty.


Anáilise

Ultraman Mebius é uma série obrigatória para quem é iniciante na franquia dos gigantes prateados e principalmente para quem é veterano nas séries de tokusatsu. O roteiro é perfeito e foge de qualquer fanservice que você esteja acostumado a ver nas séries da Toei. A Tsuburaya procurou manter uma fidelidade e precisão nas homenagens. Os elementos por si só atiçam a curiosidade do espectador a procurar as séries clássicas de Ultraman.

Com personagens carismáticos, Ultraman Mebius tem um bom diferencial e explora o drama de cada personagem à exaustão. Algo incomum nas demais séries Ultra que focam mais nos casos investigativos e invasões alienígenas. Em especial a fragilidade de Mirai como humano, ressaltando que os Ultramen também não são perfeitos (nem deuses). Há ótimas interações aqui e vai um destaque para a intervenção de um vilão (humano) que surge, infernizando os membros da GUYS ao descobrir um grande segredo que pode comprometer a equipe.

Além de Mirai, é preciso prestar bem atenção em Ryuu. Pois apesar de ser um personagem birrento/gasguito, mostra ser de grande valor e cresce durante a trama. Também tem o Comandante Sakomizu que aparenta saber sobre o segredo de Mirai e mantem discrição. Fora uma provável relação com um determinado Ultraman no passado.

É uma maravilhosa série que deixa saudades ao terminar. Ultraman Mebius é tão perfeito que fica difícil apontar algum ponto negativo. Fica a dica pra quem diz que Ultraman é uma franquia "chata" e que só Kamen Rider, Super Sentai e os clássicos da Manchete é que são bons e mais nada. Acompanhe Ultraman Mebius do início ao fim e comprove por si mesmo que Ultraman (apesar dos padrões) não é a mesma coisa. Mebius tem o seu valor como os grandes heróis do tokusatsu que ficaram populares, seja dentro ou fora do nosso nicho.



Produção e exibição no Japão


A 19ª Ultra Series foi transmitida originalmente pelas emissoras japonesas CBC, TBS e MBS nos fins de tarde de sábado das 17:30 às 18:00 (JST). Esteve no ao ar entre 8 de abril de 2006 e 31 de março de 2007. Mudando das manhãs de sábado (ocupadas por Ultraman Nexus e Ultraman Max) para o entardecer do mesmo dia da semana. Dias antes de sua estreia na TV, a Tsuburaya anunciava o filme Ultraman Mebius & Ultraman Brothers (lançado em DVD pela Focus Filmes e atualmente disponível na Netflix) para os cinemas japoneses em 16 de setembro do mesmo ano. O longa trazia os Irmãos Ultra de volta, antes de suas aparições na série.

Em 2008 a Tsuburaya lançava uma continuação: Superior Ultraman 8 Brothers (também disponíveis nos respectivos home-vídeo e streaming) onde Mirai parou acidentalmente num mundo onde Daigo (Tiga), Asuka (Dyna) e Gamu (Gaia) eram meros espectadores de Ultraman na televisão e viviam normalmente como civis.

Mebius também aparece pela última vez nos filmes Mega Batalha na Galáxia Ultra (2009), Ultraman Zero: A Vingança de Belial (2010) e Ultraman Ginga S: Showdown! Ultra 10 Warriors!! (2015). Ultraman Mebius possui também mais 7 Gaidens direto-para-vídeo.


Curiosidades: Elenco e produção

Shunji Igarashi, o ator principal que deu vida ao Mebius, se aposentou da carreira artística em novembro de 2013, aos 27 anos. Em 2004 esteve entre os classificados na final da audição do D-BOYS, um grupo de atores/cantores/dançarinos. Igarashi declarou que Ultraman Mebius marcou sua vida para sempre e que o fato de ser fã dos Ultras e sua esperança em um dia trabalhar em alguma série da franquia o impulsionaram a seguir como ator.

Masaki Nishina (Ryuu Aihara) já apareceu no filme Ultraman Cosmos vs. Ultraman Justice: The Final Battle (de 2003) como um membro anônimo da EYES.

Daisuke Watanabe (George Ikagura) trabalhou no musical do mangá Prince of Tennis.

Minoru Tanaka (Sakomizu) faleceu aos 44 anos no dia 25 de abril de 2011. Foi encontrado enforcado. Pode ser visto no especial Kamen Rider W RETURNS: Kamen Rider Accel (lançado quatro dias antes de sua morte) como o Commander Dopant.

Shin Ishikawa (Serizawa) interpretou Tori Tsukamori em Ultraman Gaia; além de Shin Kazamatsuri, o herói principal no filme Kamen Rider Shin: Prologue.

Em Ultraman Mebius, aparecem alguns atores conhecidos do tokusatsu na TV brasileira como Shigeru Kagemaru (Shinjoh em Ultraman Tiga) e Shun Ueda (Gasami 2 em Jaspion).

A atriz Askua Shimuzu, que aparece no episódio 13 como uma antiga amiga de Marina, já participou nos tokusatsu Guyferd (de 1996) como Rei Kujou e Gransazer (de 2003) como Mika Shidou/Sazer Mithras.

Os veteranos Susumu Kurobe (Shin Hayata/Man), Kohji Moritsugu (Dan Moroboshi/Seven), Jiro Dan (Hideki Go/Jack), Keiji Takamine (Seiji Hokuto/Ace), Mitsuko Hoshi (Yuko Minami/Ace), Ryu Manatsu (Gen Ootori/Leo) e Hatsunori Hasegawa (Takeshi Yamato/Eighty) retornam aos seus respectivos personagens.

Hideyuki Takana e Hiroya Ishimaru, as vigentes vozes oficiais de Zoffy e Ultraman Tarô, respectivamente, também retornam.

O grupo Project DMM, que é responsável pelo tema de abertura, já gravaram trilhas sonoras para outros títulos da franquia como Ultraman Neos, Ultraman Cosmos, Ultraman Nexus, Ultra Galaxy Mega Monster, etc.


Do Japão para o Brasil e o mundo


O ator Shunji Igarashi ao lado de Mebius

Desde o dia 21 de outubro de 2014, o serviço de streaming Crunchyroll anunciou o lançamento de Ultraman Mebius em seu catálogo. Inicialmente a série chegou nas versões americana, canadense e britânica e logo depois para outras regiões como América Latina, Austrália e Nova Zelândia.

Mais especificamente no Brasil, a série pode ser assistida gratuitamente (com anúncios) e por assinatura (na íntegra) desde 25 de dezembro do mesmo ano. Ultraman Mebius é a segunda série de Ultra a vir por aqui através dos streamings (a nova mídia do mercado). Pra você que ainda não assistiu e/ou não viu nada de Ultraman, fica a recomendação do blog para conferir aqui e ainda acompanhar outras Ultra Series de forma oficial, gratuitamente ou por assinatura.

Não deixe de ajudar a outras séries tokusatsu a virem ao Brasil através da sua audiência. Vamos mostrar que o estilo tem força sim por aqui. Schwatch!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.