sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Mighty Morphin é mesmo a melhor série de Power Rangers?

O elenco da primeira temporada

De vez em quando vejo nas redes sociais algum ou outro fã de Power Rangers dizer o mesmo de sempre. Algo como "a primeira temporada foi a melhor de todas" e o motivo nunca é explicado de fato. Tem lá os mancheteiros de sempre que "odeiam" Power Rangers que assistiram apenas a primeira temporada nos anos 90, descobriram o Super Sentais e de repente tiveram um déjà vu como se já conhecessem as séries originais em vidas passadas, e andam pregando a peregrinação inquisitória que diz "diga não a Power Rangers" como se fosse um ópio mental e que só as séries japonesas do estilo é que estão num patamar divinal (que não existe). Enfim, será que Mighty Morphin Power Rangers é realmente a melhor de todas as temporadas?

Olha, gosto muito das três temporadas e tenho boas lembranças da minha infância, na extinta TV Colosso (infantil da Globo), e da minha adolescência, nos tempos da também defunta Fox Kids. É uma série que teve seus altos e baixos. Teve sua maneira própria de fazer tokusatsu nos EUA (no quesito roteiro). Claro que ainda é inferior que Zyuranger, Dairanger e Kakuranger - suas versões originais no Japão, mas marcaram época e geração. Isso é fato.

A verdade é que existem temporadas melhores que MMPR. Um pouco mais de análise nunca é demais pra desmistificar esse mito. A primeira Era Saban marcou pelo carisma. Os atores e seus personagens ajudaram no conjunto da obra, sem dúvida. Os enredos começaram a amadurecer a partir de Power Rangers no Espaço, seguiu com Power Rangers na Galáxia Perdida, Power Rangers o Resgate e Power Rangers Força do Tempo. São bons exemplos de séries/temporadas que chegaram de verdade aos pés dos Super Sentais clássicos. Parte dessa mudança foi graças ao produtor Koichi Sakamoto que já trabalhou em outros tokusatsus no Japão e atualmente é um dos diretores de Ultraman X. Embora sejam voltados ao público infantil (com a velha e boa intenção de vender brinquedos), os roteiros ficaram mais sérios e podem fisgar a atenção de algum adulto que de repente poderia simplesmente parar no canal ou ver o que o filho está assistindo.

A Era Disney sofreu uma oscilação entre dividir as histórias mais sérias com mais engraçadas. Isso acabou prejudicando um pouco. Talvez seja para atender as necessidades e adaptação de novo público. Infelizmente a volta da Saban não cedeu espaço para mais desenvolvimento e seriedade nas histórias como antes. Parece que a tendencia é sofrer uma "maldição" similar ao que acontece hoje nos Super Sentais. Enredos cada vez mais bobos a ponto de subestimar a inteligência das crianças.

MMPR não é a melhor temporada, nem de longe. Mas é como falei acima, curto a série como aquela que marcou minha infância e toda uma geração nos anos 90. É uma das que estou revendo atualmente, sempre que posso. E é bacana de comparar com as séries originais, principalmente com Zyuranger. Não é de se jogar fora (como meia dúzia de anti-sabanistas pregam por aí) nem é a única a ser lembrada. Então, menos exagero, galerinha.

3 comentários:

  1. Power Rangers no Espaço, para mim, foi a melhor temporada. Teve comédia pastelão, teve tons sérios, teve tartarugas ninja, teve vilão reciclado de filme, e mesmo assim teve um enredo amarrado que zerou toda a trama apresentada até o momento. Encerrou de forma digna tudo que foi mostrado desde a primeira temporada de Power Rangers.

    Está longe de ser perfeita, claro. Tinha tanta coincidência sem explicação que a gente apenas relevava. Porém, uma trama com vilões que tinham alguma motivação, e que eram realmente cruéis, fez a diferença.

    ResponderExcluir
  2. Minha Infância foi Força Animal. Eu gostava muito , mas só pq não via o quanto era infântil. Mighty Morphin 1 estou vendo esse ano.. Eh bom. Mas tbm estou vendo Time force pela 1° vez e.. a melhor temporada pra mim eh Time Force. As lutas parecem tão reais , A Jen eh uma líder pulso firme.! Gosto muito dela. Ainda tem o romance com o Wes.<3 fico com Time Force. Aquele clima de policiais eh demais , a amizade entre eles , a viagem ao tempo. Amo mto tudo isso.! #éhoradaforçadotempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo, eu cresci com o força animal tb mas não acho q é a melhor, esse ano decidi finalmente vê o SPD por completo, e posso garantir e muito boa, o clima de policias muda por completo a equação

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.