segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Tokusatsu é cativante porque

O sexagenário Godzilla é o homenageado do dia do tokusatsu deste ano

Hoje é um dia muito importante para a nação tokufã em geral. Pela segunda vez comemoramos o dia do tokusatsu. A iniciativa é do pessoal do site Mega Hero, que tem como carro-chefe os temas de tokusatsu para as notícias e matérias do portal. E quando se trata dos nossos queridos heróis japoneses de carne, osso, armadura e borracha, nunca é demais. Não existe tempo, idade, distância, efeitos especiais, adaptações estrangeiras ou quaisquer barreiras que possam impedir deste maravilhoso gênero das séries nipônicas de nos divertir. O homenageado deste ano é o Godzilla, pois há exatamente 60 anos estreava o primeiro dos 28 filmes originais (japoneses) do grande avô dos combatentes da justiça. Aliás, a data faz jus à origem do gênero.

No ano passado, eu escrevi uma pensatinha básica sobre minha visão de tokusatsu. Hoje vou fazer diferente. Eu listo aqui algumas coisas que me fazem e a todos os fãs também curtirem pra caramba estas "coisas do Japão" até hoje:

1) Enredo - A histórias são fascinantes. Gosto e acompanho as séries atuais, mas me encanto mais com as séries antigas. Principalmente aquelas da década de 80, que foram as que assistia. Sempre havia um império, um clã ou uma organização do mal que quer dominar o arquipélago mais perseguido do mundo ou o nosso planeta. Pancadaria é o que não falta. Muito mais que isso, tem boas e empolgantes histórias que emocionam gerações.

2) Heróis - É aquela imagem de um jovem que luta pela justiça que tem muito a ser visto além de superpoderes. São aqueles que são humanos de bom coração e possuidores de sentimentos inflamados por justiça, fraternidade e perseverança.

3) Bons valores - Por trás de heróis que lutam contra uns monstros (de borracha), sempre há valores escondidos que nos damos conta no final dos episódios ou das séries que servem como moral da história. Os elementos básicos são de amizade, respeito e união. São as fórmulas certas para diferenciar e conquistar a quem assiste. Foi assim na nossa era clássica com séries como National Kid e Ultraman, foi assim com a era de ouro com Jaspion, Changeman e cia. E continua sendo com as séries da era Heisei do presente século.

Entre estas e outras razões é que fazem com que o público brasileiro ame, admire e venere o tokusatsu. Parabéns aos criadores desta data comemorativa e a todos os fãs deste maravilhoso universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.