segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Kaitou Joker; o ladrão fantasma

Um dos animes que está sendo apostado para este outono é a série Kaitou Joker. O desenho já vinha sendo anunciado com uma certa expectativa como o 

carro-chefe do canal UHF japonês TOKYO MX desde o final de julho, sendo o primeiro da temporada atual a ter um tratamento maior e antecipação de divulgação. Esta sendo transmitido todas as segundas-feiras das 19:00 às 19:30 dentro do bloco MX Anime Paradise, onde atualmente são exibidas reprises de diversos animes clássicos como Fullmetal Alchemist, InuYasha, Polymer, Touch, dentre outros; com direito à reprise nas quartas-feiras das 19:30 às 20:00. Além de ter transmissão alternativa no canal pago infantil Kids Station (domingos, 7:00~7:30).

A história do estilo cartoon (personagens propositalmente de baixa estatura) conta sobre um popular ladrão de artefatos e tesouros conhecido como Kaitou Joker (ou Joker, o Ladrão Fantasma como foi adaptado por aqui) que é o número um da lista dos mais procurados do mundo do crime. Só que Joker não é um ladrão comum. Além de ser inteligente e calculista, é mestre em truques e é grandioso em criar milagres (ok, ele não é um deus ou um santo). Sua marca registrada é anunciar o que vai, onde vai e quando vai roubar. Isso inclui também a abertura do programa. Até aí pode parecer óbvio demais. Mas acredite, essa é a graça do anime. Sempre quando há um aviso antecipado, há encrenca pro seu lado e a polícia o persegue. O que é imprevisível, de fato, é como Joker se sai bem na vida. Dentre suas habilidade, seu maior trunfo é a arte de disfarçar a si ou a quem ele quiser através de seus chicletes especiais. (Cuma?!) Isso tudo pra um ladrão que tem uma aparência de um adolescente.

Joker é perseguido por Dokusaburou Oniyama, um policial atrapalhado, que conta com suas assistentes em sua missão. É também o braço direito do ricaço (travecão) Kaneari, a primeira vítima do ladrão. Logo no primeiro episódio, Joker conta com a ajuda nanico ninja Haichi, que passa a ser o seu dissípulo a partir do final do primeiro episódio.

O enredo não se foca em uma única missão, passando a contar casos isolados de maneira cômica e familiar. A história tem bons momentos e ganha um tom a mais de disputa quando surge King, um antigo rival de Joker que esconde um segredo sobre a identidade do lendário Kaitou Spade. Os dois são intrigados desde os tempos de infância e King busca vingança por Joker ter lhe trapaceado de uma maneira bem travessa (só vocês vendo pra rachar de rir). O quinto episódio - exibido nesta semana - nos apresenta o verdadeiro mestre de Joker e King, que aliás, aparece em todo santo episódio pra dar seus pitacos ao explicar as artes do anti-herói. Joker também terá outro rival:  a garota loira que atende pela alcunha de Queen, e que carrega consigo seu inseparável cãozinho verde.

Kaitou Joker é uma criação do autor Hideyasu Takahashi e o mangá é vencedor na categoria infantil do 58º Shogakukan Mangá Awrads, em 2013. Sim, a série é infantil e não tem grandes pretensões, mas consegue divertir e arrancar boas risadas de quem se depara com qualquer episódio. Seu compromisso é com o bom humor, tendo como público principal crianças e adolescentes. Os adultos também são bem-vindos à "esta noite maravilhosa". Pode não ser o melhor da temporada, mas toda a divulgação e destaque são válidos para tais qualidades. Não deixem de conferir.

Kaitou Joker está disponível no Brasil via Crunchyroll, sempre com um novo episódio às segundas-feiras pela manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.