quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Vale a pena assinar a Crunchyroll e digo o porquê

Outro dia eu falava sobre a importância da Crunchyroll em meio às ameaças do possível desaparecimento de fansubs e sites de 
streamings ilegais pela net afora (leia mais aqui) com a aprovação da nova lei de anti-pirataria no Japão. Isso se tratando, claro, dos animes atuais/recentes. Há alguns dias passei a assinar o serviço e hoje meio que darei, digamos, um breve "testemunho" em relação isso. Apresento aqui alguns pontos em destaque e mais uns comparativos com experiências com as fansubs que podem ajudar a esclarecer a quem ainda tem dúvidas. Veja:

1) Variedade de programação - Existe uma infinidade de animes no catálogo do serviço. E tudo isso pagando um preço de "arara", sem precisar se matar pra fazer downloads ilegais. Com um simples click, você pode assistir a vários episódios a hora que quiser. Comodidade? Se você prefere se deitar numa rede ou se sentar na poltrona para ver num aparelho de TV, nada que um bom cabo USB não resolva.

2) Legendas profissionais - Até onde percebe-se, não vi nenhuma adaptação fora de contexto como acontece muito em fansubs que dependem de sites gringos. Há algumas adaptações de termos e expressões para o português. Nenhum problema. Nada que uma boa butuca não ajude a ouvir e acompanhar o áudio original. Melhor do que ter que ler uns palavrões involuntários nos diálogos feitos pelas fansubs -- e sabendo que não tem nada disso no original japonês.

3) Transmissão simultânea e precisão de novo episódio - Há algumas séries na Crunchyroll que passam pelo simulcast. Ou seja, você pode assistir animes como Sailor Moon Crystal dentre outros em tempo real com o Japão. E sabe em quanto tempo demora pra sair a série legendada? Aproximadamente uma hora. E o que é melhor: você sabe a hora certa que o episódio chega lá. A pontualidade é britânica. Na lista de cada série atualmente no ar há o link do episódio seguinte e lá te avisa quantos dias/horas/minutos/segundos estará no ar. Diz aí qual fansub faz isso por você, né? Aliás, não precisa-se mais depender disso pra ter seu episódio daqui a tantas horas ou até dias/semanas. Particularmente já tive uns chiliques por não ver a série que eu queria ver no dia e desestruturar minha programação particular. Então, delay pra me deixar na mão? No more.

4) Opções de alta-definição - Você pode assistir alguma série em até 4 opções de resolução. Chegando até 1080p. Caso o seu navegador não suporte tudo isso, recomendo a opção de 480p ou 720p.

5) Episódios sem anúncios/publicidade - Essa é pra quem realmente tem conta Premium. Não há propagandas durantes os intervalos dos episódios, como poderia-se assimilar no formato de programação da TV japonesa. Por exemplo: se você for assistir ao primeiro episódio do Kuroko no Basket pelo serviço gratuito (onde há muitas restrições), há três intervalos. Um minuto pra cada. Depois de começar a assinatura de fato pelo Premium (no meu caso sou assinante do pacote de animes), assisti ao episódio na íntegra.

6) Adição de séries em lista (fila) - Ah, isso é justamente o que eu precisava e tem ligação com o terceiro item acima. Você pode selecionar os animes que você quer assistir em uma fila. Ao adicionar, cada uma das séries contam com o primeiro episódio para iniciar. Mas se você quiser ver o episódio atual, pode assistir numa boa que o episódio seguinte fica marcado na lista. E quando um novo episódio chegar, a Crunchyroll te avisa. Você pode configurar para não receber, caso não queira. Portanto, lá não há riscos de expiração de episódio.

7) Fórum e notícias - Para maior interação, há um fórum para opinarmos sobre o site e comentamos sobre as séries e novidades na cultura pop japonesa. Todo dia chegam também notícias sobre o mundos dos animes/mangás/dramas.

8) Apoio à indústria - E o mais importante pra essa bagaça que tanto curtimos: você apoia os estúdios de animação japonesa a continuarem produzindo as séries por uma via oficial.

OBS: Como nem tudo é perfeito, há algum ou outro anime que não consta no catálogo. O pode causar uma certa frustração aos "puristas" na hora de assinar. Na realidade, tudo depende de licenciamento entre a Crunchyroll e os estúdios. Portanto, paciência. Isso não depende diretamente do serviço em si. Embora haja esforço e empenho dos mesmos para levar ao público o melhor dos animes. Isso é questão de tempo e paciência.

Conclusão: Estou bastante feliz com a aquisição e não troco mais os animes que estão na Crunchyroll por fansub nenhuma. As que não estão por lá (ainda) continuo baixando, pois não há outro jeito até que entre de vez no catálogo. Olha, pense como isso tem me ajudado a economizar tempo no meu dia-a-dia e espaço no HD. Isso tudo pagando um "ingresso de cinema". (rsrs) E isso também vai me ajudar ainda mais ao ver séries que ficaram pendentes, rever outras que assisti nas últimas temporadas e acompanhar um novo episódio dos animes que acompanho no mesmo dia -- e sem depender de incidência de atrasos. Moral da história, fansub de animes é coisa da idade da pedra.

Sem querer fazer propaganda de graça, mas tenho que dizer: Tá esperando o quê? Faça já sua assinatura, mou! ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.