terça-feira, 5 de agosto de 2014

Lenda urbana velha sobre Android ainda assusta cristãos


Tá certo que é um assunto meio antigo, mas como tem gente que ainda não sabe do que se trata, então trago o assunto em pauta pra comentar hoje. Em fevereiro de 2013, um grupo de um determinado canal no YouTube do gênero gospel acusou o sistema operacional Android por ter "pacto com o demônio".

Isso porque ao clicar várias vezes seguidas na versão de firmware de um Smartphone do sistema, aparece a imagem do robô-mascote do Android -- que segundo o vlogueiro seria "assimilado" ao demônio (where?! o.O) -- ao lado de um boneco de biscoito enraivecido e de uns zumbis. Segundo o que foi afirmado, haveria uma "consagração demoníaca por trás destes aparelhos para escravizar as pessoas e evitar que haja comunhão com a família, com amigos, e principalmente com Deus". Com essa tal alegação, a conclusão - precipitadamente - tirada foi de que o vício que as pessoas em geral teriam pelo aparelho é devido ao futuro surgimento do anticristo (que é legitimamente relatado no livro bíblico do Apocalipse para os últimos dias). Veja o vídeo e entenda o nefasto causo:


Resumindo a apuração da história: Nenhuma afirmação foi comprovada desde então. Simplesmente os irmãos se precipitaram ao fazerem tais acusações. O que é bem natural de parte de alguns do meio se escandalizarem e tirar conclusões sem ao menos ter uma fonte de pesquisa confiável. Na época, a falsa polêmica teve uma repercussão de 90 mil visualizações em apenas três dias.

Na realidade, a imagem é apenas um dos easter eggs ("ovos de páscoa" em inglês) que há nos celulares e tablets do Android. O termo é usado na informática para qualquer coisa oculta (tirem o peso sombrio dessa palavra, por favor!), podendo ser encontrado em vários tipos de sistema virtual. Ou seja, é um segredo cibernético. Bem diferente e há uma distância enorme com o conceito de mensagem subliminar. E é até "pecado mortal" confundir com esse tipo de coisa. Existem vários destes no Android bem mais bonitinhos que a imagem acima. É só fazer uma pesquisa aprofundada na internet que não dói e não faz mal a ninguém.

A arte foi criada pelo artista Jack Larson, que por sinal é aficionado por zumbis e cria desenhos do tipo. Tais artes podem ser vistas em seu blog, o Zombie Art. Por conta da famigerada lenda urbana, o mesmo foi constrangido ao descobrir o vídeo na mesma semana. Mais detalhes vocês podem ler no site E-Farsas e mais sobre os segredos dos easter eggs no site da Tecmundo.

Por que estou tocando nesse assunto antigo e já solucionado? Qual a finalidade da abordagem, agora? Simplesmente porque não suporto mais esse tipo de informação IRRESPONSÁVEL chegando no meio cristão e ver meus irmãos sendo enganado por esse tipo de mexerico! Principalmente no meio evangélico. Outro dia estava de passagem num determinado grupo religioso que participo em uma rede social e alguém postou o tal vídeo. O que chamou a atenção e causou pânico (sem ofensas) em muita gente desavisada. Gente que não pesquisou, que não se aprofundou, e que caiu mesmo na onda do espiritualismo do momento sem discernir a veracidade do fato.

Gente, estamos em pleno século XXI e poucas são as pessoas que sabem realmente fazer o bom uso de pesquisas na internet. É um fato triste/lamentável na sociedade brasileira. Mais pavoroso ainda é que há pessoas que ainda usam textos isolados da Bíblia Sagrada pra tomarem conclusões errôneas ou pra gerar umas discussões descontextualizadas, que fogem das Sagradas Escrituras como lhes convém. Fato.

Antes que perguntem, sou cristão-evangélico praticante. Há cerca de duas décadas já ouvi todo o tipo de histórias do tipo no meio do povo. A maioria destas criadas pelo vergonhoso (que nem merece ser chamado de pastor) Josué Yrion. Parece que o homem deixou seus "aprendizes" por aí depois que foi processado pelas empresas que danou moralmente, e abandonou o velho "pega na mentira" para se consertar no evangelho. É incrível como ainda há pessoas que se deixam levar pela emoção de um boato qualquer e não procuram ter conhecimento antes de acusar. As coisas não são conquistadas com teorias conspiratórias, mas com muito trabalho e suor. Nem preciso citar as várias lendas urbanas que conheço, pois daria uma baita duma série de matérias do tipo em vários segmentos da cultura pop que acompanho de perto, e eu saberia desmentir no ato.

Veja bem: não estou falando isso pra defender e nem atacar o artista. Embora eu ache que não precisasse de uma imagem tão "assustadora" assim. E nem por isso vou criar argumentos fundamentalistas pra acusá-lo de satanismo, pois não tenho meios pra fazer isto. Como também os tais irmãos não tiveram e nem vão ter moral pra isso. Estou levantando o assunto, pois esse tipo de coisa é intragável nas igrejas. Isso é o que leva muitos cristão de várias denominações religiosas a errarem feio, por falta de conhecimento. É claro que não são todos os evangélicos que criam e se enveredam na boataria. Como sou cristão e convivo com muitos destes, sei que há pessoas de boa moral e que buscam equilibrar a visão material e espiritual. Pois aprendi nestes anos todos que se não houver equilíbrio entres as respectivas, ou há de haver incredulidade ou há de haver fanatismo. Não tem por onde correr.

Parafraseado, assim que ouvirem ventos de falsas lendas para assustar as pessoas, façam como os crentes de Bereia que buscavam na Palavra. No caso desta confusão, pesquisem mais e busquem conhecimento. Não há desculpa para não fazer isso nos tempos de hoje. Sendo mais ousado, use também o Android para essa finalidade. Se há vício em usar, modere ou deixe de usar para sempre. Simples assim. Não é porque uma pessoa venha a passar o dia com celular na mão que ele seja realmente "dominado pelas trevas". Só falta dizerem e tentaram fundamentar pra mim que Facebook, WhatsApp são feitos por "servos do mal". Ah vá!

É inadmissível esse tipo de coisa entre os cristãos. Se tem coisa que tenho aversão é fanatismo e atos de má fé. Eu fico indignado com isso!

PS: Não tolero comentários ofensivos contra minha fé e religião.

Um comentário:

  1. eu sou cristão e nunca ouvi ou tenho medo dessa lenda auhua

    na verdade isso assusta eu acho quem acredita em teorias da conspiração auhau

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.