sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Akira Kushida, o "pai" musical dos Metal Heroes

Voltamos às matérias especiais sobre o universo dos Uchuu Keiji (Policiais do Espaço), antes das estreias dos especiais NEXT GENERATION de Sharivan e Shaider em outubro e novembro, respectivamente. Hoje iremos falar sobre um dos maiores e melhores cantores de anisongs dos anos 80, e pode ser considerado um dos "pais" da franquia Metal Hero. É claro que eu tô falando da lenda viva Akira Kushida.

O cantor nasceu em 17 de outubro de 1948 em Yokohama, Província de Kanagawa. É conhecido pelos fãs pelo carinhoso apelido Kussy (lê-se: Kushi). Antes de enveredar no caminho das músicas de anime e tokusatsu, Kushida foi integrante da banda NHK Stage 101, durante sua adolescência. Mais tarde se dedicou ao estilo Rhythm & Blues, que curte e toca até hoje.


Foi por volta do final de 1980 que Kushida recebeu o convite da Nippon Columbia para cantar os temas de abertura, encerramento e inserções do tokusatsu Taiyou Sentai Sun Vulcan (Esquadrão Solar Sun Vulcan), que foi exibído pela TV Asahi entre fevereiro de 1981 e janeiro de 1982. De acordo com os produtores da Toei Company, a voz de Kushida encaixava perfeitamente ao estilo musical que o estúdio procurava para a série de TV.


Akira Kushida em seus primeiros passos na carreira artística

A partir daí, o cara não parou mais. Em 1982 interpretou os temas musicais de Uchuu Keiji Gavan (Policial do Espaço Gavan ou Space Cop no Brasil), o primeiro Metal Hero de toda a história. A música de abertura é um hino marcante e não pode faltar em seus shows. Como o programa fez sucesso e foi a salvação financeira da Toei, a empresa logo tratou de produzir a sua continuação: Uchuu Keiji Sharivan (Policial do Espaço Sharivan ou Sharivan, o Guardião do Espaço). E em seguida Uchuu Keiji Shaider (Policial do Espaço Shaider), que encerrou a trilogia dos Policiais do Espaço.

Enquanto isso, Kushida cantou também os primeiros temas do anime Kinnikuman, de 1983, tendo o tema "Kinnikuman Go Figth!" um de seus clássicos. Assim ele deixava sua marca naquela geração oitentista de jovens japoneses.




Kushida foi convidado a cantar as músicas "Dragon Road" e "FORGET MEMORIE'S". Temas de abertura e encerramento do especial de TV 10-gô Tanjô! Kamen Rider Zen'in Shūgō!!, de 3 de janeiro de 1984, onde foi introduzido pela primeira vez o herói Kamen Rider ZX (lê-se: Zêcross) no universo dos motoqueiros mascarados.

Após o final do ciclo dos Uchuu Keiji, Kushida cantou temas de inserção da série Kyojuu Tokusou Juspion (O Fantástico Jaspion no Brasil), sendo o tema do robô gigante Daileon (o homenageado da casa!) como uma das principais e uma das mais cantadas pelos fãs brasileiros das séries japonesas. O cantor confessou em um dos shows que uma das favoritas da mesma série (e também deste que vos escreve) é a música "Ginga no Tarzan".

Kushida voltaria a cantar os temas dos Metal Heroes nas séries Sekai Ninja Sen Jiraiya (Jiraiya, o Incrível Ninja) e Kidou Keiji Jiban (Jiban, o Policial de Aço), respectivamente dos anos de 1988 e 1989. As músicas destas duas séries até hoje são bastante cantas com fervor quando Kussy vem ao Brasil. Bem, a abertura de Jiban pode ser considerada como o "Emoções" de Kushida. Isso porque ele sempre abre os seus shows com esta música, assim como Roberto Carlos inicia em suas apresentações.






Na década de 2000 em diante, Akira Kushida passou a cantar em inserções de várias séries Super Sentai. Além de gravar temas para as séries Lion Maru G (2006), o anime Toriko (2011) e a série francesa Shin Kenjushi France Five (2004). Em 2010 emprestou sua voz para O Scanner, o cinto de transformação de Kamen Rider OOO (Ôzu).


É cachaça!

Kushida veio ao Brasil várias vezes e sempre arrastou uma multidão de fãs em eventos como Anime Friends (São Paulo-SP) e SANA (Fortaleza-CE). Já confessou em apresentações que é fã de uma boa (diz ele, né?) caipirinha. Num desses shows, mais precisamente em meados de 2007, ele cantou a música "É Isso Aí", de Seu Jorge a Ana Carolina. É que ele viu a música na TV, quando esteve em uma das apresentações pelo nosso país, e gostou bastante da pegada que resolveu aprender a cantar. Apenas perde pra Yumi Matsuzawa no quesito de fluência da nossa língua portuguesa. Eu estive lá neste show e pra mim foi um momento inesquecível!


Hoje em dia, Kushida continua cantando R&B em barzinhos e casas de shows do ramo, como trabalho paralelo. Mas aqui acolá o povo pede pra ele dar umas palinhas das músicas dos super-heróis japoneses. Vale citar que ele canta o jingle do Fuji Safari Park em spots comerciais. Curiosamente, sua voz é semelhante ao da cantora Akiko Wada, famosa no Japão pelo gênero musical Enka. Nem próprio Kushida não tinha percebido tal semelhança entre as vozes.

Em 2012, o cantor reagravou o tema de abertura de Gavan para o filme Uchuu Keiji Gavan: The Movie, sendo a música principal de Geki Jumonji, o novo herói que assume o codinome Gavan Type-G. Akira Kushida está confirmado para cantar as músicas de Sharivan e Shaider na série NEXT GENERATION. Umas versões recauchutadas das aberturas dos heróis devem pintar em breve...

Um comentário:

  1. Muito o bom o texto.
    Vale lembrar que ele se aventurou até por videogames, cantando os temas de Super Tokusatsu Taisen de PS1 (Que é um Super Robot Taisen com personagens de Tokusatsu ao invés de mechas de anime) e também a abertura de Kamen Rider Climax Heroes OOO

    https://www.youtube.com/watch?v=cO5ii_PJHDA

    https://www.youtube.com/watch?v=bPu5Y2YgC2A

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.