terça-feira, 21 de janeiro de 2014

24 Horas - O Presidente dos Estados Unidos


Um dos panos de fundo bem presentes em 24 Horas é o cargo mais poderoso do mundo e os bastidores da Casa Branca. Como consequência dos eventos do Day 1, o seriado tinha que levar à frente a vitória de David Palmer nas primárias da Califórnia -- e o resultado de sua vitória nas urnas em novembro do mesmo ano. Na série vimos os sucessores do primeiro presidente negro americano (segundo à ficção). Vários presidentes da vida real foram citados em raras ocasiões na série como George Washington, Abraham Lincoln, John Kennedy, Jimmy Carter, Ronald Reagan, etc. Acompanhe uma síntese histórica dos presidentes que passaram pelo universo expandido. 24 Horas foi uma série que mostrou um presidente negro e uma mulher na presidência. Algo que nunca havia acontecido em nossa realidade, até então.


OBS: As datas mencionadas entre parênteses dos mandatos presidenciais são apenas teóricas e não-oficiais.


[SPOILERS]



  • Harry Barnes (20 de janeiro de 2001-20 de janeiro de 2005; um mandato de quatro anos)


Ele foi o Presidente durante o Day 1. Apesar de nunca ter aparecido ou mencionado na série de TV, ele esteve presente nas novels Veto Power (2005) e Cat's Claw (2006). Ele é casado com a então Primeira Dama Juliette Barnes.

Serviu durante: Veto Power, Cat's Claw e Vanishing Point



  • David Palmer (20 de janeiro de 2005-20 de janeiro de 2009; um mandato de quatro anos)




No mundo de 24 Horas, ele foi o primeiro Presidente afro-americano da história. Seu partido é o Democrata. Durante o Day 1 tinha aproximadamente 48 anos e venceu as primárias presidenciais na Califórnia. Mais tarde ganharia nas urnas em novembro seguinte. Foi grato ao agente federal Jack bauer por ter salvo sua vida e os dois se tornaram grandes amigos desde então. Na Presidência, Palmer teve que lidar com as crises nuclear e bio-viral, nos Day 2 e 3, respectivamente. Palmer teve que passar o cargo para seu vice Jim Prescott por duas vezes, através da 25ª Emenda. Palmer tentou o segundo mandato, mas por questões internas que envolveram seu irmão Wayne Palmer e a morte de sua ex-esposa Sherry Palmer, resolveu abrir mão da candidatura.

Um ano e maio depois, no Day 4, Palmer voltaria à Casa Branca para auxiliar o Presidente Charles Logan a resolver a crise que remeteria a um ataque terrorista.

No Day 5, Palmer foi assassinado por um tiro no pescoço, disparado por um sniper profissional, enquanto escrevia suas memória junto com seu irmão Wayne.

Dentre os Presidentes que apareceram em 24, David Palmer era o mais querido.

Serviu durante: Day 2, Midnight Sun, Stories e Day 3.



  • Jim Prescott (Setembro de 2005-Março de 2006)




Foi o vice de Palmer e presidiu em exercício por duas vezes, através da 25ª Emenda. Em especial, após a tentativa de assassinato a Palmer no final do Day 2.

Serviu durante: Day 2 e The Game.



  • John Keeler (20 de janeiro de 2009-Março de 2010; 1 ano e 2 meses)




Com a desistência de Palmer para a reeleição, John Keeler tornou-se Presidente. Durante o Day 4 sofreu um ataque terrorista com o avião Força Aérea Um derrubado. Não se sabe se sobreviveu, porém seu filho morreu no atentado.

Serviu durante: Day 4



  • Charles Logan (Março de 2010-Setembro de 2011; 1 ano e 6 meses)




Com a incapacidade de Keeler para assumir a Presidência, o vice Charles Logan assume o cargo. Foi destituído da função quando provado o seu envolvimento com o assassinato de Palmer e da venda do gás nervoso Sentox VX para terroristas. Foi mantido em prisão domiciliar e mais tarde perdoado pelo Presidente Noah Daniels. No Day 8, Logan ofereceu seus serviços à Presidente Taylor como conselheiro especial. Ao final do dia, tentou suicídio.

Serviu durante: Day 4 e Day 5



  • Hal Gardner (Setembro de 2011-20 de janeiro de 2013; 1 ano e 4 meses [presumido])




Após a prisão de Logan, Hal Gardner assume a presidência. Não se sabe se ele concorreu para uma reeleição.



  • Wayne Palmer (20 de janeiro-abril/maio de 2013 [assassinado]; 3 meses)




Após a morte do irmão David Palmer, Wayne é convencido por Tom Lennox a concorrer às urnas. Durante o Day 6, Palmer foi vítima de um assassinato, incluindo um membros do seu gabinete Reed Pollock na conspiração. Enquanto estava incapacitado, seu vice Noah Daniels assume a presidência. Wayne morre após o Day 6, depois de ter ficado apenas três meses no comando da Casa Branca.


Uma matéria de um jornal, publicada durante o
Redemption 
que cita a morte de Wayne Palmer.


  • Noah Daniels (Abril/Maio de 2013-20 de janeiro de 2017; 3 anos e 9 meses)




Empossado no Day 6, após o atentado a Wayne Palmer. Seus últimos momentos na presidência são relatados em 24 Horas: A Redenção antes de Allison Taylor tomar posse.

Serviu durante: Day 6 e Redemption.



  • Allison Taylor (20 de janeiro de 2017-Março de 2018 [resignada]; 1 ano e 6 meses)




É a primeira mulher a assumir a presidência. Após o Day 8, Taylor renuncia a presidência devido a sua cumplicidade no acobertamento da morte do Presidente Kamistano Omar Hassan.

Serviu durante: Redemption, Day 7 e Day 8.



  • Mitchell Hayworth (2018-; presumido)




Como vice de Taylor, presume-se que Mitchell Hayworth tenha assumido a presidência após o Day 8.


Futuro


  • James Heller (2021-)




Em 24: Live Another Day, o ex-Secretário de Defesa americano James Heller será o Presidente dos Estados Unidos. Calcula-se que ele esteja no segundo ano de seu mandato.



Curiosidades


Na vida real, o ex-presidente Bill Clinton assumiu em 2007 ser um grande fã de 24 Horas e de Grey's Anatomy. Em entrevista, agradeceu à TV por ter dado algo para fazer à noite. (rsrs) Embora os criadores de 24 sejam republicanos assumidos, Clinton disse na época que achava interessante como os conservadores liberais fossem os vilões e afirmou: "Eles tentam ser justos".

Sua esposa Hillary Clinton chegou a ser mencionada na novel 24: The House Special's Subcommittee's Findings at CTU (de 2003).



Na quinta temporada da série, o então Senador John McCain aparece fazendo uma ponta como um funcionário da CTU, contracenando com a atriz Kim Raver (Audrey Raines). A cena pode ser vista no episódio "Day 5: 1:00pm-2:00pm", durante o tilintar do relógio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.