terça-feira, 24 de setembro de 2013

O fim da MTV Brasil


Todo mundo tá sabendo que a MTV Brasil está com os dias contados. A data derradeira será no próximo dia 30 de setembro (segunda-feira). Caso não saibas, o motivo é a devolução da marca para a empresa Viacom e relançar uma nova versão brasileira da Music Television em 1 de outubro. Isso para expandir o alcance na TV paga e alargar o mercado no país. Com isso, haverá versões nacionais de programas da MTV gringa e também dubladas das originai americanas. A nova MTV terá como slogan "Pronta pra outra". Sugestivo, não?

Enquanto outubro não chega, a atual administração está aproveitando pra torrar o acervo com as reprises do Acústico MTV e até fizeram um programa especial chamado My MTV sendo apresentados pelos principais VJs que fizeram história ao longo dos 23 anos da emissora. De vez em quando é possível ver os especiais no ar. Ainda pretendo tirar um tempinho na semana pra acompanhar com mais afinco. Agora, imperdível mesmo vai ser o último programa ao vivo na TV aberta que passará na quinta-feira (26), das 18:00 às 24:00. Lá os apresentadores ocuparão o prédio da Sumaré (o mesmo onde sediou a TV Tupi) e farão uma festa com direito à câmeras espalhadas (Big Brother?), entre exibições dos melhores momentos da MTV Brasil, clipes favoritos dos VJs e muito mais.

Pra mim, a melhor época da MTV Brasil foi nos anos 90. Eu tinha ouvido falar sobre ela no começo dos anos 90, quando ainda criança. Só passei a acompanhar a partir do primeiro semestre de 1995 quando entrou em sinal aberto aqui em Fortaleza pelo canal 54 UHF. Eu acompanhava programas como Teleguiado MTV, Top 20 Brasil, Palco MTV, Disk MTV, o desenho Beavis and Butt-Head, o tele-game Garganta e Torcicolo, etc. Eu lembro que todo mundo gostava da MTV, pois podia-se assistir vários clipes praticamente o dia todo. O sinal aberto local ficou no ar até o final de novembro de 1997 quando deu lugar à CNT/Gazeta no mês seguinte. Só quem tinha TV a cabo é que poderia ter a MTV por aqui. Mas na década de 2000 já não era mais a mesma coisa. A qualidade decaiu com o tempo e pra ver algum clipe só de madrugada. Enfim, a MTV Brasil é um dos ícones que marcaram a juventude de muita gente e em poucos dias vai se virar mais uma lembrança. Ou já é, se a época de ouro dela acabou há anos...

PS: Afim de esclarecer a situação e acabar com a boataria que rola na net, a MTV Brasil lançou um site temporário chamado Ask Mama, onde a Mãe Dináh (sim amigos, aquela que "previu" a morte de Ayrton Senna e Mamonas Assassinas) responde em vídeos as dúvidas sobre a mudança e o futuro da nova MTV. É meio bobo, mas vele a pena conferir os errinhos que ela fala.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.